Hoje, em comemoração ao Dia do Consumidor, vamos falar sobre três atitudes que devem estar sempre presentes no atendimento da sua oficina. Elas são a base para que você possa implantar com eficiência qualquer ação nesta área, fazendo assim com que você seja sempre a primeira opção do seu cliente quando ele precisar.
Já falamos em textos anteriores sobre a importância de um atendimento personalizado e como isso faz a diferença no seu negócio. Entretanto, esse tipo de abordagem sozinha não faz milagres na sua oficina. É preciso aliá-lo a outras qualidades do seu serviço, como uma entrega de qualidade e rapidez na finalização.
Tendo isso em vista, listamos três atitudes que você deve sempre cultivar no dia a dia da sua empresa para um atendimento top de linha de ponta a ponta. Confira a seguir!
Primeira atitude: cortesia
Seja qual for o cliente ou a situação, cortesia sempre vem em primeiro lugar. Todo mundo gosta de ser bem tratado. Dessa forma, quando estamos comprando algo ou contratando um serviço, a empatia é um fator determinante para uma impressão positiva duradoura.
Diante disso, mantenha um diálogo profissional e respeitoso com o seu cliente em todas as etapas do atendimento da sua oficina. Pratique a escuta ativa e em hipótese alguma o deixe ir embora por insatisfação com o atendimento da equipe.
Em relação à equipe, é fundamental reforçar junto aos seus funcionários como esta etapa é importantíssima para que ele volte para a sua oficina. Para isso, vale utilizar diversos meios, desde reuniões rápidas de alinhamento até treinamentos focados no atendimento ao cliente.
Segunda atitude: agilidade
A correria do dia a dia torna o tempo das pessoas mais escasso. Logo, se o seu cliente tem um problema, ele normalmente precisa de uma solução rápida. É claro que existem processos que não há como agilizar sem comprometer a qualidade do serviço, mas outros podem, sim, ser encurtados. Por exemplo, o cadastro, orçamento ou até mesmo a entrega do serviço finalizado.
Para os processos que envolvem essas etapas do atendimento da sua oficina, vale considerar investir em um bom software de gestão. Com ele, você economiza tempo e, de quebra, ganha acesso rápido a dados importantes do cliente e do serviço em si, o que pode fazer a diferença em situações que exigem verificação e confirmação de informações.
Terceira atitude: qualidade
A boa qualidade do serviço oferecido é imprescindível para conquistar o seu cliente. Afinal, essa é a certificação do seu trabalho. Se o resultado final que você entregar não for adequado ou até mesmo insatisfatório, seu cliente, além de não retornar, com certeza vai falar mal da sua oficina no mercado.
Dessa forma, preze pela qualidade em todas as etapas do seu trabalho e procure deixá-la visível para que o seu cliente a perceba e reconheça o seu cuidado com o carro dele. Este é o melhor cartão de visitas que a sua oficina pode oferecer.
Veja mais: 5 dicas para mostrar a qualidade dos serviços da sua oficina para o cliente
O cliente é a melhor propaganda do atendimento da sua oficina
Como vimos, conquistar o cliente vai muito além de oferecer um bom serviço: é criar empatia e levar a solução que ele realmente precisa naquele momento. Mais do que fechar uma venda, é importante que você faça com que ele goste do seu trabalho, retorne à sua oficina quando precisar e indique seus serviços para os amigos e familiares.
Para ajudá-lo nessa tarefa, saiba que você pode contar com a Oficina Inteligente. Ela oferece um sistema de gestão completo e 100% online para oficinas automotivas. Assim, você agiliza processos e garante a segurança que você e o seu cliente precisam para acompanhar de verdade de todas as etapas do seu atendimento.
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