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5 dicas para se organizar e faturar mais com a sua oficina automotiva no fim do ano

De acordo com o MTTV, a procura por oficinas mecânicas chega a aumentar 30% no período de fim de ano. Diante dessa grande oportunidade para o seu negócio, preparamos 5 dicas para você se organizar e faturar mais com a sua oficina não só no fim do ano, mas também nos meses posteriores.

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Como você já sabe, as festas de fim de ano estão chegando, além, é claro, das férias. Esses eventos naturalmente levam muita gente a planejar viagens para reunir a família. Para tanto, pegar a estrada com o próprio carro ainda é a melhor escolha para grande parte dos brasileiros. E é aí que mora a oportunidade da sua oficina.

A época por si só já garante um aumento pela procura dos serviços mecânicos, já que os motoristas, em geral, entendem a necessidade de revisar seus veículos. Além disso, segundo o Correio Brasiliense, a procura por revisão de carros tem crescido nos últimos anos, mesmo com a pandemia de Covid-19, devido à alta de preços nas passagens e às oscilações causadas pelo isolamento social.

No entanto, há quem pense que a revisão de fim de ano é dispensável, seja pelo tempo de conserto ou pelo investimento. É por isso que você pode – e deve – utilizar nossas dicas para mostrar aos seus clientes a importância de fazer o check-up do carro antes de viajar.

Dica 1: use um CRM

Um CRM permite antecipar as necessidades dos seus clientes e, a partir delas, fazer previsões de investimento em peças, mão de obra e tempo. Essas previsões, por sua vez, vão ajudar você não só a aumentar a margem de lucro da sua oficina no fim do ano, mas também a evitar problemas com atrasos ou falta de peças.

Com essa ferramenta de relacionamento, você pode fazer uma análise de toda a base de clientes e filtrá-los por localidade e tempo desde a última venda. Comece a filtragem por aqueles que estiveram na sua oficina há 6 ou 12 meses. A partir dos resultados, organize uma lista para entrar em contato com esses clientes e lembrá-los de revisar o carro.

Dica 2: trabalhe com agendamento

Agendar os serviços dos seus clientes não é apenas um oferecimento de oficinas de elite para clientes exclusivos. Tal ação também se torna praticamente uma necessidade em épocas de pico nas oficinas em final de ano. É fato que o agendamento permite que os seus funcionários se organizem melhor, evitando atrasos e contratempos. Além disso, da mesma forma que o CRM e uma análise de estoque, essa prática ajuda você a ter uma previsão do que será necessário para atendê-los adequadamente.

Dica 3: faça uma promoção na sua oficina neste fim de ano

A partir da filtragem pelo CRM, envie e-mails e SMS promocionais para a sua base de clientes oferecendo benefícios. Eles podem ser um desconto em determinados serviços ou um código promocional para manutenção preventiva. Se ele já esteve na oficina há mais de 6 meses, você pode alertá-lo sobre os cuidados necessários antes de viajar e enviar uma promoção de check-up para as férias.

Nessa divulgação, os SMS levam a melhor: eles têm uma taxa de resposta de 45% contra 6% da dos e-mails. Ademais, o retorno de ações digitais é bem maior se comparado a folhetos, anúncios e banners.

Leia mais: SMS para oficinas automotivas: saiba como usar e conquistar clientes

Dica 4: incentive o seu pessoal

Que tal realizar uma campanha interna com seus colaboradores da sua oficina neste fim de ano? Para tanto, você pode apostar em duas estratégias:

  • Realizar uma campanha para seus vendedores que ofereça uma comissão especial de final de ano para quem fechar mais vendas;
  • Incentivar os técnicos com uma premiação especial na realização de serviços mais específicos e de maior complexidade.

Dica 5: cultive o cliente no pós-venda

Manter o contato com os seus clientes pode fazer a diferença não só a curto prazo, mas também no próximo fim de ano da sua oficina. Por isso, alguns dias após realizar o serviço, envie uma mensagem para saber se está tudo certo com o veículo. Aproveite para perguntar se o cliente precisa de algo, se gostou do atendimento. Por fim, lembre-o de calibrar os pneus e trocar a água antes da viagem.

Essa atenção criará um relacionamento de confiança e, com certeza, vai trazer o cliente de volta para a sua oficina, além de contribuir para que ele indique você para quem conhecer e precisar dos seus serviços.

Coloque em prática com a Oficina Inteligente

Gostou das dicas, mas achou complicado colocá-las em ação na sua oficina automotiva? Não se preocupe. A Oficina Inteligente possui um conjunto de recursos especialmente preparado para facilitar a execução da sua estratégia. De início, no planejamento, você consegue analisar a movimentação da sua oficina em períodos como o fim de ano, manter o controle da sua base via CRM e, ainda, analisar o estoque da sua oficina. Sem apuros ou prejuízo, ampliando a certeza do seu faturamento.

Além disso, quando o assunto é agendamento, o nosso recurso multifunções permite organização máxima e estratégica para organizar o seu fluxo de trabalho:

Esses são apenas alguns dos mais de 120 recursos que o nosso sistema oferece para um gerenciamento completo e prático da rotina da sua oficina, garantindo o que você precisa para uma estratégia de faturamento vencedora.

Diante de tudo isso, não espere o próximo fim de ano. Entre em contato com a gente e descubra como a Oficina Inteligente pode transformar a gestão do seu negócio.

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