Você ainda acha difícil vender serviços de manutenção preventiva na sua oficina? Neste post, trouxemos boas razões investir nessa estratégia e listamos 5 passos para o seu cliente passar a cuidar do carro dele sempre com você.
De acordo um artigo recente publicado pela Revista Reparação Automotiva, o brasileiro tem deixado de trocar o seu carro por um mais novo. Esse cenário traz uma boa perspectiva para quem é do setor de reparação, seja no aumento da busca por consertos ou no oferecimento de manutenção preventiva.
Por outro lado, todo proprietário de oficina automotiva sabe como é desafiador conscientizar a maioria dos clientes sobre esse segundo tipo de serviço. Muitos acreditam que vão gastar menos se forem ao mecânico apenas quando algum problema realmente acontecer. Outros, ainda, não confiam no diagnóstico do mecânico por acharem que se trata apenas de uma tentativa de vender serviços sem necessidade.
Diante disso, se você deseja vender serviços de manutenção preventiva na sua oficina, é importante se preparar para oferecê-la como uma das suas especialidades e, principalmente, manter uma abordagem adequada para que o seu cliente confie em você. Tendo em vista esses pontos, listamos a seguir 5 passos que podem ajudá-lo nessa estratégia.
1. Fale da importância desse tipo de manutenção
Poucas pessoas têm ciência das vantagens da prevenção. Pior ainda: poucos têm em mente os riscos de não dar a devida manutenção no próprio veículo. Logo, antes de tudo, é importante argumentar com o seu cliente e informá-lo de que ela:
- antecipa a identificação e resolução de problemas;
- previne acidentes relacionados a panes no veículo;
- prolonga a vida do carro e contribui para a sua valorização na hora da venda;
- evita a sobrecarga de outras partes da máquina;
- mantém o veículo em conformidade com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos.
2. Mostre conhecimento, qualidade e honestidade
Como já mencionamos, um dos principais obstáculos a superar na manutenção preventiva é a confiança no mecânico que está propondo o serviço. Logo, se a oportunidade de oferecer manutenção preventiva ocorre a partir de uma manutenção corretiva, é importante que você conquiste seu cliente nesse ponto.
Para isso, é necessário sempre praticar algumas ações. Primeiramente, explique, de forma detalhada e fácil de entender, a necessidade dos serviços que você listar. Em segundo lugar, ao realizar todos os reparos, mantenha um padrão de qualidade e procure deixá-lo bem visível para o seu cliente, seja mostrando as embalagens dos produtos, apresentando o reparo em si ou divulgando-o na comunicação visual da sua oficina.
Por fim, seja honesto e trabalhe sempre com transparência. Jamais esconda algum procedimento ou faça um serviço que não solucione da melhor forma o problema do veículo. Para reforçar essa segurança, procure registrar e repassar ao seu cliente todas as informações relacionadas ao serviço, sejam elas quais peças devem ser trocadas, prazo de entrega, quem vai fazer o serviço ou valores e formas de pagamento.
3. Tenha um atendimento diferenciado para esse tipo de serviço
No mesmo padrão de atendimento do tópico anterior, faça da manutenção preventiva um momento de cuidado com o carro do seu cliente. Para isso, é importante treinar a sua equipe para recebê-lo e inspecioná-lo adequadamente quando chegar à oficina. Uma análise do veículo junto ao proprietário, acompanhada de uma conversa com explicações e esclarecimento de dúvidas, pode fazer toda a diferença.
Outro diferencial é, sem dúvida, a escuta atenta. É importante que os seus colaboradores absorvam o que o cliente relatar e, caso falte alguma informação, perguntem sobre como ele costuma utilizar o veículo ou se há alguma previsão específica para esse uso, como uma viagem. A partir disso, o profissional terá o necessário para elaborar um plano de manutenção adequado e oferecer as melhores soluções para o cliente.
4. Faça uma agenda de manutenção com o seu cliente
Após a análise do veículo e a conversa inicial, instrua o seu colaborador a criar junto com o cliente um plano de manutenção periódica de acordo com o seu padrão de uso. Nesse momento, é importante que o freguês tome conhecimento dos fatores que determinam esse período e, principalmente, que você mantenha os prazos de cada visita registrados. Esse controle é especialmente importante para lembrar o seu cliente de voltar para a sua oficina.
Para isso, a tecnologia é uma forte aliada. Se a sua oficina utiliza um sistema de gerenciamento que possui o recurso de agendamento de manutenção preventiva relacionado ao registro de atividades do veículo, o monitoramento das próximas visitas fica muito mais fácil.
5. Mantenha uma documentação completa e atualizada
Para realizar esse atendimento personalizado e periódico sempre com qualidade, é importante manter um histórico do carro do seu cliente. A cada serviço realizado, procure, além da descrição de peças e serviços, anexar imagens de antes e depois para que tanto o cliente quanto você tenham uma visão clara da saúde do veículo.
Isso é fundamental para transmitir a já mencionada segurança e, principalmente, para esclarecer qualquer ponto que possa despertar a desconfiança a respeito do trabalho feito.
Como a Oficina Inteligente pode te ajudar a vender serviços de manutenção preventiva?
Com a Oficina Inteligente, você tem à sua disposição um pacote completo de recursos para você desempenhar esse serviço com qualidade e ser lembrado como a oficina que cuida do carro de muitas pessoas. Com o nosso sistema, você consegue manter um histórico completo do veículo do seu consumidor e, a cada manutenção, realizar um checklist completo com fotos do diagnóstico e da manutenção realizada. É possível, ainda, compartilhar essas imagens com o seu cliente, garantindo assim a confiança dele e a transparência do seu trabalho:
Além disso, você pode agendar a próxima visita de manutenção preventiva e ativar o disparo automático de um lembrete para que o seu cliente não se esqueça de retornar à sua oficina:
Ficou empolgado com o que a Oficina Inteligente pode fazer para facilitar a manutenção dos veículos dos seus clientes? Não perca mais tempo: agende um horário com um de nossos especialistas e conheça mais essas e muitas outras ferramentas que vão transformar a gestão da sua oficina.