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SMS para oficinas automotivas: o que você ainda não sabe (e está perdendo)

Com a popularização de apps de mensagens instantâneas como o WhatsApp ou o Telegram, é normal observar resistência de muitos donos de oficina quando o assunto é envio de SMS. Entretanto, a verdade é que essa tecnologia ainda é um meio muito usado pelas empresas e bastante efetivo na hora de transmitir informações aos consumidores. Por isso, neste post, vamos apresentar as vantagens do SMS para oficinas automotivas e algumas estratégias que podem fazer a diferença no seu negócio.

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As vantagens do SMS para oficinas

Pode parecer que não, mas o envio de SMS ainda é a forma de comunicação mais utilizada por diversas empresas nos mais variados segmentos. Segundo a empresa Juniper Research, a estimativa é que a tecnologia gere mais de US$ 50 bilhões em todo o mundo no segmento de publicidade em 2023. Isso ocorre porque a tecnologia ainda apresenta algumas vantagens difíceis de superar:

  • É uma forma de contato não invasiva. Muitos clientes ainda consideram apps de mensagem uma forma de contato estritamente pessoal e se incomodam com mensagens de empresas;
  • A tecnologia depende apenas de sinal telefônico, o qual ainda possui alcance e estabilidade maiores em relação à internet móvel ou wi-fi no Brasil. Logo, o cliente não precisa estar conectado à internet para receber a mensagem;
  • É uma forma de contato direta e sem intermediários, pois não depende do download de aplicativos pelo cliente;
  • A taxa média de abertura de mensagens SMS é de 98%. O tempo de leitura também é recorde: até 3 minutos após o recebimento;
  • A modalidade não costuma ser afetada por eventuais falhas ou bloqueios judiciais de aplicativos. Embora não sejam comuns, alguns episódios do gênero causam um impacto significativo na comunicação de empresas em escala nacional, a exemplo do bloqueio do WhatsApp em 2015 e o do Telegram, em 2022.

Porém, apesar de todos esses pontos, uma parcela do ramo de reparação automotiva ainda não deposita confiança na tecnologia. Segundo Cesar Coimbra, fundador da Oficina Inteligente, apesar de o sistema possuir suporte a campanhas de SMS em todos os seus planos, nem todos os usuários utilizam esse recurso com frequência, ou, ainda, não buscam explorar todo o potencial da ferramenta.

Diante disso, com o objetivo de quebrar mitos sobre essa forma de comunicação, vamos apresentar três oportunidades de contato via SMS para a sua oficina, garantindo assim uma comunicação efetiva e, claro, maior faturamento para a sua empresa.

Divulgar promoções e fidelizar o seu cliente

Através de um sistema de gerenciamento com suporte para envio de SMS, você consegue criar grupos de clientes com semelhanças entre si (como mês de aniversário, gênero ou características do veículo) e divulgar campanhas de marketing via SMS apenas para um ou alguns deles. Essa é uma estratégia ideal para campanhas sazonais, como Black Friday, revisão de fim de ano ou simplesmente para estreitar o relacionamento com o cliente (como aniversários ou datas comemorativas).

Confira, a seguir, como a Oficina Inteligente ajuda você nesse tipo de estratégia:

Lembrar o seu cliente de fazer a manutenção preventiva

Para vender serviços de manutenção preventiva para os seus clientes, o SMS é um grande aliado das oficinas. Após montar um plano de manutenção periódica com o seu cliente e registrar as datas em seu sistema de gerenciamento, você consegue programar o disparo de um SMS em datas estratégicas para lembrar o cliente de retornar à sua oficina.

Quando se trata de registrar as datas, acompanhar o seu cliente e programar os disparos, a Oficina Inteligente facilita o seu trabalho:

Saber se os seus clientes estão satisfeitos com o seu serviço

O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia de avaliação de serviços amplamente utilizada em todo o mundo para medir a satisfação dos clientes. Nesse sentido, ele é uma importante estratégia de pós-venda para monitorar a qualidade do atendimento da sua oficina e o desempenho dos seus funcionários. De simples aplicação, basta o envio de um SMS logo após a realização do serviço cadastrado no sistema.

Aliás, mais uma vez, a Oficina Inteligente facilita a coleta desse tipo de dado através do nosso recurso de NPS / Pós-vendas automático. Veja no vídeo a seguir:

Repense o SMS com a Oficina Inteligente

Com todas essas possibilidades, ficou clara a importância do SMS para as oficinas automotivas, não é mesmo? Diante disso, vale a pena considerar um sistema de gerenciamento para o seu negócio que integre essa poderosa ferramenta aos dados da sua oficina. Por isso, a escolha não pode ser outra a não ser a Oficina Inteligente. Mude agora a sua forma de gerenciamento. Entre em contato com a gente e descubra o que o nosso sistema pode oferecer para a sua empresa.

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