Aumentar a competitividade pode significar a permanência de uma empresa no mercado. No Brasil, em um cenário tão competitivo em que a taxa de sobrevivência dos empreendimentos é baixa, é preciso saber aproveitar as oportunidades que podem auxiliar os gestores a aumentar a eficiência dos seus negócios.
A utilização de normas técnicas é um fator relevante para a promoção da competitividade das micro e pequenas empresas. No entanto, empreendedores podem ter dificuldade de entender como a normalização afeta o rendimento de suas atividades. Às vezes, não sabem que existem normas que se aplicam aos seus produtos ou serviços.
Por isso, o desafio da inserção das MPE no processo de normalização tem sido uma preocupação da ABNT, que criou um convênio com o Sebrae a fim de informar sobre a importância da aplicação das normas para o sucesso dos negócios. Veja abaixo alguns dos benefícios que a normalização pode trazer para a sua oficina ou centro automotivo:
Qualitativos:
- Utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra)
- Uniformização da produção
- Facilitação do treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico
- Possibilidade de registro do conhecimento tecnológico
- Melhoria do processo de contratação e venda de tecnologia
Quantitativos:
- Redução do consumo de materiais e do desperdício
- Padronização de equipamentos e componentes
- Redução da variedade de produtos
- Fornecimento de procedimentos para cálculos e projetos
- Aumento de produtividade
- Melhoria da qualidade
- Controle de processos
Essas são algumas das vantagens que a utilização das normas pode oferecer ao seu negócio. Quer saber mais sobre esse tema e como aplicá-las? Leia a publicação completa do Sebrae com as 10 razões para perceber o valor das normas técnicas clicando aqui, e entenda como a normalização pode impactar a lucratividade da sua empresa.