Muito se fala em agregar valor como uma das principais medidas para aumentar os lucros e melhorar o desempenho de uma oficina. Nesse ponto, podemos considerar o treinamento contínuo como uma das principais formas de trazer esse atributo para o seu negócio. Por outro lado, quem nunca lidou com essa estratégia pode ter certa dificuldade ao elaborar e colocar em prática uma rotina de treinamentos em uma oficina. Logo, se você está pensando nessa possibilidade, mas não sabe por onde começar, este artigo é para você!
A importância dos treinamentos em uma oficina automotiva
Antes de tudo, vamos relacionar os benefícios que uma rotina de capacitação pode trazer para a sua oficina. Tê-los em mente e alinhá-los com as suas expectativas em relação a essa estratégia é o primeiro passo para adotar essa estratégia da forma correta e avaliar o seu desempenho junto aos indicadores da sua oficina.
Aliada na gestão de pessoas
Primeiramente, oferecer treinamentos em uma oficina é uma iniciativa de grande importância quando o assunto é gestão de pessoas. Isso ocorre pelo fato de que os treinamentos proporcionam melhorias em relação à organização e ao entrosamento entre a equipe, garantindo uma dinâmica de trabalho saudável. Da parte do colaborador, ele vai receber o treinamento como um sinal de valorização e reconhecimento, assim trabalhando melhor, mais motivado e satisfeito com o próprio emprego. Tudo isso repercute em uma rotatividade menor na oficina, o que traz efeitos positivos para a saúde do negócio como um todo.
Essencial para um serviço de excelência
Além disso, uma cultura de treinamento contínuo assegura um padrão de qualidade para os serviços que a sua oficina oferece. Nesse âmbito, eles auxiliam no aumento da produtividade, agilidade e capacidade técnica da sua equipe, pois ela passa a executar tarefas em menos tempo e com menor margem para erros. Dessa forma, você prepara a sua oficina não só para picos de movimento e novidades do setor, mas também para entregar um serviço bem feito e que agrega valor e reputação à sua oficina.
O tal do valor agregado
Falando em agregar valor, a capacitação – principalmente através dos treinamentos de atendimento – é um elemento essencial para conquistar esse diferencial no seu serviço. Segundo a American Express, 74% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem um atendimento excelente. Logo, investir em treinamentos desse tipo pode ser o que você precisa fazer para ser o primeiro a ser lembrado (positivamente) pelo seu cliente.
Com isso, é fácil intuir que todos esses benefícios asseguram uma maior lucratividade para qualquer oficina automotiva. Por outro lado, implantar uma rotina de capacitação em uma oficina pode ser um desafio para empresas que nunca lidaram com esse tipo de prática. Nesse sentido, traremos, a seguir, algumas dicas para inserir a cultura de formação contínua no seu negócio.
Como criar uma cultura de capacitação na sua oficina
Antes de planejar uma agenda maciça de treinamentos para a sua oficina, procure criar (e manter) um ambiente que incentive os seus funcionários a buscarem mais conhecimento. Dessa forma, os seus colaboradores não apenas serão mais receptivos à prática, mas também terão oportunidade de relacionar teoria e prática nas tarefas do dia a dia.
Para isso, vale adotar medidas como:
- Estimule a proatividade e o discernimento ao falar sobre situações do dia a dia. Assim, o colaborador desenvolverá cada vez mais a capacidade de trazer soluções além das buscadas pelo cliente, com foco na prevenção;
- Coloque o atendimento como algo que sempre pode ser melhorado. Valorize a simpatia, a prestatividade, a empatia e o profissionalismo não só ao direcionar a sua equipe, mas também na hora de dar feedbacks. Além disso, foque a importância de uma comunicação simples e eficiente, de modo que o cliente que não conhece o universo automotivo saiba o que está acontecendo e o que precisa ser feito com o carro dele;
- Deixe as novidades ao alcance da sua equipe. Para isso, vale disponibilizar revistas técnicas e divulgar treinamentos, workshops e canais especializados no espaço do funcionário;
- Valorize quem se atualiza. Procure oferecer bonificações, certificados e outras gratificações como reconhecimento ao esforço do seu colaborador na busca pela capacitação;
- Seja exemplo. Você, como gestor, tem a obrigação de se atualizar e estar em constante formação, sendo assim o principal mentor dessa cultura de capacitação na sua oficina.
Como planejar uma rotina de treinamentos em uma oficina
Com um ambiente que estimula a formação contínua, é mais fácil construir um plano de capacitação que será bem recebido pela sua equipe. Então, ao partir para esta etapa mais focada, você deve ter em mente os seguintes passos:
1. Selecione líderes setoriais na sua oficina
Os líderes serão responsáveis para compreender as necessidades da própria equipe de forma localizada, contribuindo assim para o desenvolvimento de cada setor da sua empresa.
2. Faça um levantamento de dificuldades e pontos de melhoria
Neste levantamento, considere tanto conhecimentos técnicos e de uso de ferramentas quanto estratégias de venda e atendimento. Para isso, vale acompanhar diariamente o desempenho das equipes junto aos líderes de setor, bem como analisar relatórios de metas, histórico de dúvidas e reclamações e avaliações de desempenho. Para uma análise mais precisa, classifique as dificuldades por tipo:
- Técnica (veículos, demandas, peças e procedimentos)
- Tecnológica (uso de ferramentas para execução dos serviços)
- Atendimento (experiência do cliente, como lidar com situações de conflito e solucionar problemas)
- Vendas (abordagem)
- Gestão (tempo, produtividade, relacionamento com a equipe, comunicação etc.)
3. Determine quais treinamentos serão feitos para sanar esses pontos
Nesse sentido, em caso de treinamento externo, pesquise e relacione os cursos disponíveis no mercado, dando atenção especial à grade de cada um. Caso você ou algum colaborador seja o responsável pelo treinamento, analise o impacto dessa mobilização.
4. Monte a agenda
Na hora de montar a grade horária, considere que uma distribuição inteligente de treinamentos aproveita os períodos de baixa movimentação e evita a paralisação total do time para capacitação. Logo, procure estruturá-la tendo em vista esses dois pontos.
5. Crie um quadro de divulgação
O quadro com a agenda de treinamentos deve estar disponível em um local visível para os colaboradores e sempre atualizado com pelo menos duas semanas de antecedência para todos se programarem.
6. Disponibilize materiais adequados
Os materiais da capacitação devem ser completos, detalhados e em linguagem acessível. Assim, seus funcionários poderão consultá-los e revê-los sempre que precisarem.
7. Avalie a recepção e os resultados
Após cada treinamento, distribua formulários de avaliação e sugestões para que os seus colaboradores possam dar seu feedback. Dessa forma, você terá mais parâmetros para aprimorar cada vez mais o oferecimento de capacitações e selecionar os próximos.
8. Promova a continuidade e analise o desempenho
Acompanhe o desempenho dos seus funcionários após o treinamento. Além disso, invista na aprendizagem contínua, fazendo novos levantamentos e traçando um percurso de evolução para a sua equipe.
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