Vale a pena abrir a oficina no feriado? Neste post, nós apresentamos cinco bons motivos para a sua empresa ficar de portas abertas e damos algumas dicas para fazer essa estratégia valer a pena. Confira!
Abrir ou não aos feriados sempre foi um dilema para a maioria dos donos de comércio. Essa questão fica ainda mais forte no ramo de reparação automotiva. Se, por um lado, feriados trazem clientes que só conseguem vir até a sua oficina por ser um dia livre do trabalho, por outro, a queda no movimento habitual de clientes nessas datas é visível.
Para somar, é fato que as oficinas automotivas foram ainda mais prejudicadas nos períodos de feriado em 2021 por conta das medidas emergenciais do Governo contra a Covid-19, o que ainda deixa muitos donos de oficina receosos diante das notícias recentes sobre a pandemia.
Entretanto, o avanço da vacinação e a recuperação do setor de serviços neste ano apresentam uma perspectiva mais animadora para os proprietários da reparação. Isso também proporciona o momento ideal para redefinir estratégias e retomar o caminho do crescimento. Entre essas táticas, vale a pena abrir a sua oficina nos feriados para ser visto e reconhecido – e vamos mostrar cinco bons motivos para isso.
1. Seja o diferencial no momento difícil
Estar aberto enquanto os outros não estão é uma tática simples para se destacar em um setor como o da reparação. Todos sabem que uma grande parte dos clientes de oficinas surge em emergências, como uma pane no veículo durante a viagem de feriado.
Porém, apenas manter as portas abertas não é o bastante. Estoques abastecidos e uma equipe bem treinada e motivada para oferecer o suporte necessário são elementos muito importantes para que a sua oficina se destaque nesse objetivo.
2. Aproveite o tempo livre (dos outros)
Nem só de viagens são feitos os feriados. Muitas pessoas aproveitam a folga para realizar a manutenção do carro e resolver pequenos problemas adiados por conta das obrigações dos dias úteis. Nesse sentido, vale a pena abrir a oficina no feriado, já que estar aberto nesses dias é se tornar a primeira opção desses clientes não só nesses momentos, mas também nos outros dias.
4. Fidelize clientes (e aumente o ticket médio)
Seja um atendimento de emergência ou um reparo que estava sendo adiado, ambos são boas oportunidades para você alertar seu cliente sobre outros pontos de atenção do carro e, de quebra, oferecer outros serviços.
Nessa estratégia, uma abordagem adequada é fundamental. Demonstre cuidado com o veículo, explique sobre a importância da manutenção preventiva e ofereça um um atendimento que agrega valor e conhecimento. Essas são atitudes que com certeza vão fazer o cliente voltar e gastar mais dinheiro na sua oficina.
5. Quanto mais trabalho, mais perto da meta
Já que falamos em pique de retomada, abrir a oficina no feriado pode ser uma grande oportunidade para aumentar o seu faturamento e bater as metas do mês. Afinal, mais dias aberto significa mais chances de receber clientes.
Porém, para que esse objetivo seja alcançado, é importante planejar. Para isso, invista na divulgação, procure oferecer pacotes promocionais de serviços e estude custos e recursos para maximizar os seus lucros.
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